sábado, 17 de março de 2012

Atividade para alunos da E.E.Dr.João Beraldo

Escola Estadual Dr. João Beraldo
Projeto de Leitura e Escrita
Professora: Edinalva Kretli Disciplina: História Livro: Era uma vez
Tiradentes  Autora: Julieta de Godoy  Ensino médio: 1º ao 3º ano
Data da entrega: 20 de Abril
Sinopse do livro: Você terá uma boa resposta logo nas primeiras páginas. Encontrará algumas coisas que toda a gente sabe sobre 21 de Abril, mas contadas de um jeito bem diferente. E outras, novas, que nem imagina. Não é um livro escrito de cara fechada. Ao contrário. O que ele deseja é que você se sinta o prazer de entrar na história. E, dentro dela, se entusiasme, fique amigo dos personagens. Será fácil. Seguirá Tiradentes de perto, desde menino, correndo pela fazenda onde nasceu. Depois jovem, com seus planos e sonhos, em Vila Rica. Durante a leitura você estará dentro da casa dos personagens de hoje que compõem a narrativa: Veludo, o cachorro intelectual, sensível e ciumento. Ele “rouba” diversas cenas, você vai ver. A professorinha, que escreve para um aluno, o Toni, a historia de Tiradentes e resolve colocar até rádio naquele tempo. Escravas e senhoras ouvindo o rádio. Dá certo, errado? Confira. A irmã do Toni, a Bia, tem medo; não entende por que todos saem da cidade no feriado. Haverá um monstro, um bicho que se aproxima? Dá bem pra sentir a covardia dos companheiros de Tiradentes, e ele, tão herói e sozinho, enfrentando tudo. A traição, os motivos da luta, toda de sombras. A armação, a culpa, o exagero do castigo. Tenta-se, neste livro, aproximar o leitor a emoção da História. Trazê-la para perto, marcando ainda mais fundo a presença de alguns episódios. Afinal será refletindo sobre eles que se enxergará caminhos. Entre erros e acertos do passado, o presente aparece, mais claro.

Trabalho de História
01 – Descreva o fato histórico, narrado no livro e sua cronologia.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02 – Sobre o fato histórico, dê os seguintes aspectos:
a) Local onde ocorreu e data: _____________________________________
_______________________________________________________________
b) Situação econômica da região: __________________________________
_______________________________________________________________
c) Composição social do movimento: _______________________________
_______________________________________________________________
d) Influências que recebeu: _______________________________________
_______________________________________________________________
e) Como terminou: ______________________________________________
_______________________________________________________________
03 – Qual é o motivo de discussão tratado pela autora? ________________
_______________________________________________________________
04 – Quais eram as novidades apresentadas pelo movimento mineiro de 1789? ________________________________________________________
______________________________________________________________
05 – De que forma as idéias iluministas estavam presentes nesse movimento? ___________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
06 – Podemos afirmar que a Inconfidência Mineira expressa a mudança analisada, pela autora? Justifique.
______________________________________________________________________________________________________________________________
07 – Quais conclusões pôde tirar sobre o personagem “Tiradentes”. ______________________________________________________________________________________________________________________________
08 – Pesquise o significado “Libertas Quae Sera Tamen “ e desenhe a bandeira de Minas Gerais. ______________________________________________________________________________________________________________________________
09 – Escreva o significado dos seguintes termos:
a) Derrama     b) Ouro Aluvião    c) Quinto     d) Sistema de captação
10 – Por que todos eram contra a derrama? O que ela tinha de diferente dos outros impostos? __________________________________________
_______________________________________________________________
11 - Nosso país precisa de heróis como Tiradentes? Que idéia você faz de liberdade? ______________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
12 - Tiradentes se interessava pelo conforto das pessoas. Daí também ter planejado melhor abastecimento de água para o Rio de Janeiro.
O que você imagina para melhorar a vida em sua cidade? O que seria o principal a ser feito? Fale desse sonho.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OBS: ATENÇÃO para a data da entrega.

“País sem memória acaba morrendo a cada dia. Perde a fibra, a identidade, o rosto.”
Bom Trabalho! Nalva

Um comentário:

  1. Parabéns Professora Edinalva pelo Blog. Este espaço virtual encurtará a distância entre você e seus alunos.

    ResponderExcluir