sábado, 17 de março de 2012

Quem Sou

 Sou professora há quase 25 anos, na rede estadual, municipal e particular, leciono as disciplinas de História e Geografia, além de Filosofia e Sociologia. Resido na cidade de Carlos Chagas, cidade pela qual admiro, onde nasci e me criei. Como a maioria, busquei a profissão de Magistério, como era chamado na época, por falta de opção, naqueles tempos as condições eram mais difíceis e inacessíveis. Mais com o passar dos anos comecei a adquirir experiência, confiança e acima de tudo amor em ensinar crianças e adolescentes, jovens e adultos.  Me sinto como uma janela, que abri caminhos e mostra novos horizontes, não só para conhecimentos educacionais, mas também conhecimentos da vida, afinal de contas ser professor também é educar na arte de viver. E apesar dos percalços da vida, e das dificuldades que é exerce a minha profissão, procuro me dedicar ao máximo para que além de profissionais, os meus alunos saiam da escola como cidadãos, pessoas formadas com base em caráter, responsabilidade, honestidade e principalmente respeito ao próximo e a qualquer profissão.
A desvalorização de ser professor é explicita, mas me orgulho da profissão que tenho, e sei que através dela posso mudar a realidade de vida de muitas pessoas que passam pelos meus ensinamentos.
Confesso que não sou muito adepta de tanta tecnologia, mas acredito que esse Blog não será apenas instrumento de minha profissão, mais sim para que muitas pessoas saibam sobre as dificuldades que passamos; em dar aula, em ter baixo salário, em ter que levar trabalho pra casa, em ter que enfrentar realidades cruéis de alguns alunos e na falta de reconhecimento tanto da população como do Estado, mas que acima de tudo ainda encontramos fôlego e sabor em ensinar. Afinal de contas  “Não se pode falar de educação sem amor.”(PauloFreire) e  só um verdadeiro mestre consegui ensinar, porque primeiro ele tem amor em lecionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário